As populações gregas da antiguidade procuravam encontrar explicações para os fenômenos da natureza e para os assuntos do cotidiano. Então passaram a recorrer a mitos e histórias que os levassem a compreensão deste. Surgem os mitos homéricos criada pelo escritor Homero, ele sintetiza em suas epopéias o mundo dos deuses gregos. É atribuída a ele a Ilíada que narra à guerra de Troia e a Odisséia que narra às aventuras do grego Ulisses.
A religião grega era politeísta (Crença em vários deuses) e antropomórfica (são aspectos ou qualidades humanas que são atribuídas a deuses, animais ou fenômenos da natureza). Os gregos acreditavam que os deuses e os espíritos atuavam em toda parte e que influenciavam suas vidas, como exemplo, uma boa ou má colheita.
Os gregos antigos acreditavam que os deuses eram mais fortes que os homens, que conheciam o futuro e podiam tranporta-se de um lugar para o outro. E que possuíam beleza, a imortalidade, domínio sobre as pessoas e que se relacionavam com os mortais, e tinham filhos com eles, os chamados semideuses.
Esses deuses viviam no monte Olimpo, na Tessália, lugar, onde um mortal não podia entrar. De acordo com o mito, o Olimpo era vigiando pelas deusas das estações nas imensas nuvens. Os principais deuses que viviam no Olimpo são:
Zeus, Hera, Poseidon, Deméter, Afrodite, Àrtemis, Apolo, Atenas, Hefesto, Ares, Dionísio e Hades
Fonte:Mitologia Grega da Antiguidade- Quero Saber – Editora Escala
Revista
Grécia- Terra dos Deuses N° 1 – Editora Escala
Imagem: 2.bp.blogspot.com/.../ s1600/deuses_gregos.jpg
Filme sugerido:
Percy Jackson: o ladrão de raios
Nenhum comentário:
Postar um comentário