segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os Hebreus

           Os hebreus viveram na Mesopotâmia, na cidade de Ur. Chefiados por Abrão, emigraram para a Terra de Canaã (Palestina), por volta do ano 2.000 a.C. Durante muito tempo, os hebreus viveram na Palestina organizados em comunidades governados por patriarcas (chefes de família) que estabeleceram as bases do judaísmo. Dedicavam-se à agricultura e ao pastoreio. Por volta de 1700 a.C, uma seca assolou a região e a fome abateu-se sobre o povo hebreu, que então emigraram para o Egito.
          No Egito, os hebreus acabaram sendo transformados em escravos. E permaneceram nessa condição por muito tempo. O Faraó não tolerava a crescente influência dos hebreus na sociedade egípcia, devido aos seus costumes diferentes e a sua recusa de seguir suas leis. Lembremos que o povo hebreu venerava um único Deus. Essa perseguição durou quatro séculos, até que, por volta de 1250 a.C liderados por Moíses partiram para a Palestina. Essa fuga em massa ficou conhecida como Êxodo. Duraram quarenta anos a viagem de retorno para a Palestina, foi nesse tempo, segundo relatos bíblicos, Deus transmitiu a Moises, no Monte Sinais, as Tabuas da Lei, contendo os Dez Mandamentos.
          Ao chegar à Palestina, os Hebreus encontraram outros povos ocupando o território: os cananeus e os filisteus. Comandados por Josué, o patriarca que sucedeu Moíses, iniciaram uma luta para reconquistar o território.

                                      Monarquias Hebraicas

          A fundação do Reino de Israel foi à unificação das doze comunidades hebraicas durante a luta de reconquista da Palestina.
1-     Rei Saul ( 1010 a.C) – primeiro rei de Israel
2-     Rei Davi ( 1006- 966 a.C) – sucessor de Saul venceu definitivamente os filisteus e estabeleceu a Capital do reino de Jerusalém.
3-     Rei Salomão (966-926 a.C) – sucessor de Davi, construiu o monumental Templo de Jerusalém.
          Com a morte de Salomão, o povo hebreu se dividiu formando o Reino de Israel (reunindo dez tribos do norte), com capital em Samaria. E o Reino de Judá (grupo de duas tribos do sul) com capital em Jerusalém.
          O Templo de Jerusalém foi destruído no ano de 586 a. C pelo rei da Babilônia, Nabucodonosor. No ano de 520 a.C, o Segundo Templo foi construído depois que a Babilônia foi domina por Ciro, o persa.
          No ano de 65 a.C., a Palestina foi incorporada ao Império Romano. Os hebreus passaram a pagarem impostos e a ser submetidos ao domínio do Imperador romano. No ano de 70 d.C. um levante contra o domínio imperial, foram expulsos pelo imperador Tito que destruiu Jerusalém e o Segundo Templo. Assim, os hebreus foram dispersos pelo mundo, numa passagem conhecida como Diáspora.
          Com a saída dos judeus, a região foi ocupada por outros povos que já viviam na região. São os antepassados dos palestinos. No ano de 636, toda a Palestina já se encontrava sob o domínio dos muçulmanos que controlavam também os lugares sagrados da Palestina.
_____________________________
Bibliografia
Israel – Fábio Bourbon
Evolução – A jornada do Espírito – Paulo Guilherme Almeida
Atualidades – Marcos Barbosa.
 Fonte da imagem: : site -ohistoriador.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário